A Creche Agostiniana Santo Antônio surgiu por meio da idealização e iniciativa da SAEA (Sociedade Agostiniana de Educação e Assistência) em atender as necessidades das famílias de baixa renda da cidade de Campinas – Estado de São Paulo, de maneira que pudessem trabalhar de forma tranquila e deixar os filhos em ambiente acolhedor que proporcionasse cuidados, afeto, educação e segurança.
Cumprindo com o propósito, a primeira unidade foi inaugurada em 1993, no bairro Vila Marieta. Iniciando suas atividades em 1994 com 50 crianças, ao final do mesmo ano, já possuía o dobro de crianças matriculadas.
No ano de 1997, a creche recebeu 400 crianças matriculadas e a partir disso, notou-se a necessidade, cada vez maior, de aumentar o número de vagas devido a grande demanda. Sendo assim, no ano de 2001 foram ampliadas as instalações e inaugurada a segunda unidade, ao lado do primeiro prédio. As duas unidades atendem, atualmente, 820 crianças.
A estrutura bastante ampla, segura e apropriada da Creche, oferece condições para que as crianças explorem as possibilidades pedagógicas dos espaços físicos, possam se desenvolver plenamente, movimentando, convivendo e aprendendo de forma divertida e tranquila, garantindo assim estímulos físicos e socioculturais.
A primeira unidade possui 2453,18 m² de área construída, já a segunda unidade possui 4895,52 m². As unidades contam com diversos espaços especiais como: capela, sala de leitura, sala de ensino religioso, sala de artes, sala de dança, sala para atividades de informática, salas de vídeo, sala de atividades rítmicas e motoras, dentre outras.
As unidades possuem, ainda: quadra poliesportiva, pátios e parquinhos infantis equipados com caixa de areia e piscina de bolinhas, piscina coberta e aquecida, berçário, lactário e solário.
As unidades contam também com infraestrutura completa de serviços para atendimento às crianças: consultório odontológico e nutricional, cozinhas e refeitórios, enfermaria e banheiros acessíveis.